Kawasaki pode criar esportiva ‘raiz’ de 4 cilindros e 400 cc

Notícia

Rumores, rumores, rumores. Se ultimamente eles têm culminado em lançamentos reais, agora apontam ao desenvolvimento de outra esportiva. Desta vez, da Kawasaki.

ZX-4R: possível nova esportiva da Kawasaki

Segundo portais do exterior, a japonesa está trabalhando em uma nova esportiva raiz, com motor de quatro cilindros em linha capaz de acelerar até perto dos 20 mil rpm. As especulações indicam uma nova carenada de 400 cilindradas que, seguindo a nomenclatura da empresa, poderia se chamar ZX-4R.

Pouco se afirma até aqui, mas acredita-se que a ‘nova ZX-4R’ será desenvolvida a partir da interessante ZX-25R. Lançada no ano passado, a motocicleta evoca as pequenas esportivas dos anos 1980 e 1990 ao extrair 51 cv de uma usina de 249 cm³, com quatro cilindros paralelos. Em nome da esportividade, o pico de potência desta moto de pista homologada para ruas acontece apenas aos 15.500 rpm.

Existe a possibilidade, portanto, que a ZX-4R adote diversos componentes da 25R, incluindo o motor. Neste caso ele teria suas dimensões dos diâmetros de curso e deslocamento ampliados através do uso de novos cilindros e comando de válvulas. Os números finais, de potência torque, seriam elevados consequentemente. Enquanto nenhuma informação oficial for divulgada, seguiremos acompanhando…

Quatro cilindros e altas rotações: esportiva raiz

No passado as esportivas médias tinham ótima aceitação, sobretudo no mercado japonês e, posteriormente, europeu. 

A representante da Kawasaki era a ZXR400. Com design propositalmente inspirado nas grandes esportivas verdes, era praticamente uma ‘mini ZX-7R’, com direito até aos dois pequenos farois. Aliás, o desempenho também era digno de gente grande. Seu motor de 398 cm³ e 16 válvulas entregava 64 cv, sendo capaz de acelerar até os 225 km/h (reais, claro) sem qualquer alteração na motocicleta retirada nas concessionárias.

A motocicleta foi oferecida em diferentes versões e fabricada por dez anos, de 1989 até 1999. Agora, ao que tudo indica, está servindo de inspiração ao desenvolvimento de uma nova ‘esportiva raiz’ japonesa.

Simulador Consórcio Kawasaki.